Livro do escritor colinense Professor Paulinho contribui para a elevação dos Festejos de Colinas a Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão
Os festejos de Colinas, no Maranhão, estão prestes a alcançar um novo patamar cultural no estado, graças ao livro “O Campanário da Padroeira…”, publicado em 2012 pelo renomado escritor colinense Professor Paulinho. Este livro desempenhou um papel fundamental na legitimação da tradição festiva, sendo utilizado como referência pelo Deputado Rodrigo Lago em seu projeto de lei para reconhecer os Festejos de Colinas como Patrimônio Cultural do Estado.
“Como colinense de raiz secular, Historiador e Curador do Patrimônio Cultural de Colinas, sinto-me extremamente feliz e agradecido pelo reconhecimento da ‘Festa da Padroeira’ de Colinas como Patrimônio Cultural do nosso estado. Fico ainda mais contente pelo fato de o meu livro ‘O Campanário da Padroeira…’, publicado em 2012, ter sido utilizado pelo nobre Deputado Rodrigo Lago como um instrumento de legitimação da tradição, incorporado ao seu projeto de lei. A ele, meus sinceros agradecimentos, assim como ao nosso governador Carlos Brandão, que, sem dúvida, por ser um defensor das nossas tradições culturais, certamente sancionará esse importante dispositivo cultural, elevando Colinas e seu povo a um merecido patamar. Sou imensamente grato!” – declarou o historiador Professor Paulinho.
Este reconhecimento representa não apenas uma conquista para a cidade de Colinas, mas também destaca o papel crucial da literatura e da pesquisa histórica na preservação e promoção das tradições culturais locais.
Parabéns Professor Paulinho!