Colinas | Ex-prefeito Antonio Carlos e filho se filiam nos partidos dos Brandão…

O ex-prefeito colinense Antonio Carlos Oliveira e seu filho, engenheiro Ricardo Neto, se filiaram no PSB e MDB, respectivamente. As duas agremiações estão sob o comando dos Brandão tanto no Estado quanto no Município. É pelo MDB, inclusive, que o vereador Renato Santos, presidente da Câmara Municipal, pretende disputar a Prefeitura de Colinas com o apoio do Grupo Brandão.

No passado o ex-gestor foi um dos maiores adversários dos Brandão, mas desde início de 2023 vem ensaiando uma aproximação, já tendo inclusive sido recebido pelo governador Carlos Brandão no Palácio dos Leões (foto acima).

Foi pelo partido da pomba que em 2008 Antonio Carlos disputou o perdeu as eleições para a atual prefeita Valmira Miranda, que tinha o apoio do grupo. Em 2012, em nova disputa, derrota Valmira, que buscava a reeleição. A refrega entre os dois se repete em 2016 e 2020, com Valmira saindo-se vencedora nos dois escrutínios.

Comenta-se nos bastidores que poderá caber ao ex-prefeito a indicação do companheiro de chapa de Renato, podendo ser ele próprio ou seu filho Ricardo Neto. Pela vontade da prefeita Valmira e de todo o grupo político a aliança com os Barroso iniciada em 2016 vai continuar, cabendo à família do deputado federal Márcio Jerry a indicação do vice.

O problema é que o vice-prefeito João Haroldo Barroso, já reeleito, não poderá mais disputar a vice-prefeitura pela terceira vez e nem uma vaga na câmara, já que sua irmã, a vereadora Régia Barroso, deve disputar a reeleição. Ou seja, João Haroldo só poderá disputar o cargo de prefeito. Ou isso ou o ostracismo político.

E aí caso os Barroso mantenham mesmo a candidatura de João Haroldo, rompendo assim a aliança com os Brandão – e perdendo também os cargos que detém tanto no governo estadual como na prefeitura colinense – é bem provável que a vaga de vice caia no colo do ex-prefeito.

Que poderá ser dele, do filho ou de alguém indicado por ele.