Agora é oficial: Brandão e Barroso rompem aliança em Colinas

Confirmação do rompimento se deu na tarde de hoje com vídeo da prefeita Valmira Miranda anunciando companheira de chapa do candidato governista Renato Santos. Os Brandão reservavam a vaga para alguém da família, possivelmente o filho de Márcio Jerry. Com o anúncio de Valberlene como vice, é como se os Brandão tivessem cansados de esperar algum sinal vindo lá da Rua do Cancão.

Agora é oficial: a grupo Barroso, do deputado federal Márcio Jerry e do vice-prefeito João Haroldo – formado basicamente só por eles dois mais a irmã vereadora Régia Barroso – e o grupo Brandão, do governador Carlos Brandão e irmãos, que tem ainda a prefeita Valmira Miranda como membra, não vão subir mais no mesmo palanque nas eleições deste ano. O rompimento – ou o anúncio dele – se deu na tarde de hoje quando a prefeita Valmira Miranda anunciou seu apoio à pré-candidatura do vereador Renato Santos à sua sucessão.

Valmira foi além: ela também anunciou a pré-candidatura a vice-prefeita na chapa de Renato Santos da vereadora Valberlene Lopes. Valberlene, de quem a prefeita é muito amiga seria, digamos assim, uma indicação pessoal da gestora, já que Renato Santos é indicação direta da família Brandão.

Os Brandão reservavam a vaga de vice para alguém da família, possivelmente o filho de Márcio Jerry, Caetano, já que qualquer dos irmãos de Jerry estão inelegíveis para o cargo. Com o anúncio de Valberlene como vice, é como se os Brandão tivessem cansados de esperar algum sinal vindo lá da Rua do Cancão.

O rompimento entre a família Barroso e o Grupo Brandão marca um ponto significativo na política local, dado o histórico de colaboração entre os dois grupos com a aliança formada em 2016 quando Valmira e João Haroldo foram eleitos e 2020 quando foram reeleitos. Além de Renato Santos – e agora João Haroldo, oficialmente – Colinas terá ainda a ex-vice-prefeita Shâmia Madeira como candidata.

O cenário político de Colinas está em intensa movimentação, e os próximos meses prometem ser decisivos para os rumos da cidade. A população aguarda os próximos passos e declarações dos candidatos e seus apoiadores.