NOTAS DE RODAPÉ

Fim da aliança I

Chegou ao fim a aliança de oito anos entre as famílias Barroso e Brandão em Colinas. Iniciada em 2016 quando Valmira foi eleita prefeita e João Haroldo vice e renovada em 2020 com a reeleição dos dois, os Barroso, sob a liderança do deputado federal Márcio Jerry, esperavam ser ungidos à cabeça de chapa nas eleições deste ano. Confiavam num tal acordo celebrado lá em 2016, segundo eles, no Palácio dos Leões sob as bençãos (e papada) de Flávio Dino. Acordo que os Brandão negam existir.

Fim da aliança II

Com o fim da aliança política entre os dois maiores sobrenomes da política colinense, espera-se agora uma onda de demissão de centena de parentes e amigos da Barrosada ocupantes de diversos cargos tanto na prefeitura quanto no governo estadual. Estima-se que mais de 150 no total.

A primeira degolada

Comenta-se na cidade que a primeira degola se deu sob o pescoço de uma sobrinha de Márcio Jerry que ocupava até ontem um cargo na maternidade estadual em Colinas.

Mais degolas

Se confirmado o fim da aliança entre os BB, a próxima a cair deve Lene Rodrigues, esposa de Márcio Jerry e titular da obsoleta Secretaria das Cidades.

Efeito dominó

Além de Lene Rodrigues, outros parentes de Jerry ocupam cargos em várias outras Secretarias e Órgãos do Estado, a exemplo do irmão Silas Barroso que tá lá na SINFRA desde a ascensão do irmão ao poder em 2015. Deve tombar também.

Bloco do eu sozinho

Agora querendo ou não João Haroldo será candidato a prefeito. O problema maior vai ser a formação de um grupo político com alguma consistência e viabilidade. Isso porque dos 13 vereadores da Câmara Municipal pelo menos 8 vão apoiar Renato Santos e dois deles, Gonçalo Neto e Liminha, não vão disputar a reeleição. Renato só não vai ter o apoio de Stênio Madeira e Régia Barroso, que vão apoiar seus irmãos Shâmia e João Haroldo, respectivamente. Também seria demais se tivesse, né? 😃

Pesos pesados

Ah, João Haroldo deve contar também com o apoio dos pesos pesados Devas Damasceno e Professor Adalberto. Se não em votos, mas pelo menos em volume corporal.

Espoca urna

Além de Devas e Adalberto, João Haroldo vai contar também com os espoca urna Osvaldinho Damasceno e Vinícius do DR. Ninguém segura.

Gritaria e dedo na cara

Não terminou de forma amistosa a reunião entre Marcus Brandão, negociador político do Grupo Brandão, e Márcio Jerry, o chefe da Barrosada. Jerry cobrou o cumprimento do tal acordo firmado em 2016 que elevaria o mano João Haroldo à condição de candidato do grupão em Colinas. Marcus, por sua vez, negou o tal acordo e esfregou na cara do deputado pesquisas que colocam Renato com pelo menos 30 pontos à frente de todos os pré-candidatos.

O anúncio

Após a reunião infrutífera entre os dois, Marcus teria ligado para a prefeita Valmira Miranda e a autorizado gravar vídeo declarando apoio ao vereador Renato Santos e anunciando até a amiga Valberlene como vice.

Nem mel, nem cabaça

Com a chapa formada com Renato prefeito e Valberlene vice, os Brandão praticamente fecharam as portas para a manutenção da aliança com os Barroso. Nem apoio ao João Haroldo prefeito e nem vaga de vice para a família.

Como perguntar não ofende…

Na campanha, no palanque, João Haroldo e companheiros vão criticar a gestão Valmira da qual fizeram parte até ontem?