Dr. Gerson mostra força em convenção e segue para ser o próximo prefeito de Jatobá

A maior de todas as convenções partidárias foi realizada no domingo, dia 28, em Jatobá, para homologar os nome do médico Dr. Gerson, e de seu vice Professor Seba, como candidatos a prefeito e vice pelo MDB, e de vários candidatos a vereadores. O PSB, partido do governador Carlos Brandão, também faz parte do projeto.

O Ginásio Poliesportivo Adegildo Alves de Lima ficou pequeno para receber as milhares de pessoas que vieram de todos os povoados e sede do município. Com lotação máxima, os convencionais e populares ocuparam a rua em frente ao ginásio para ouvir as palavras do candidato homologado pelo partido. Uma multidão se concentrou durante todo tempo, dentro e fora do recinto, para participar do que chamaram de a maior de todas as convenções já realizadas em Jatobá.

Em seu discurso forte, o candidato a prefeito Dr. Gerson disse fazer uma campanha limpa e propositiva para os jatobaenses, que foi chamado pelo prefeito Robertinho para a disputa com um adversário sem limites e que não fugiu à luta. “Conheço cada palmo desta terra, fui chamado para uma batalha e não fugirei dela. E vamos juntos sim continuar o trabalho do prefeito Robertinho e fazer esta cidade cada vez melhor”, disse.

Participaram do evento o deputado estadual Arnaldo Melo, que muito já contribuiu para o desenvolvimento de Jatobá, e a ex-deputada Nina Melo. Os dois discursaram e falaram da importância da eleição de Dr. Gerson e Professor Seba para que Jatobá continue sendo dos jatobaenses.

A ex-prefeita Ednaura, uma das coordenadoras da campanha de Dr. Gerson, também falou da importância do nome do médico para que Jatobá continue no rumo certo e sendo uma cidade para os jatobaenses. “Roberto não pode ser candidato por razões pessoais, mas nosso grupo se reuniu e optou pela escolha desse grande homem, desse grande profissional que tem muitos serviços prestados a nossa gente e que com certeza será um grande prefeito para Jatobá”, disse.

Gerson Pereira dos Santos é natural de Floriano-PI, tem 55 anos de idade e é médico há mais de 30 anos, dos quais mais de 20 dedicados ao povo de Jatobá. É casado com a Dra. Olga Santos.

NOTAS DE RODAPÉ

Colinas de todos eles

Chama a atenção o banner de divulgação do pré-candidato a prefeito João Haroldo para a convenção que homologará seu nome como candidato nas eleições de outubro. Nele aparecem, além de JH, seus irmãos Marcio Jerry e Regia Barroso. Um resumo do que é o grupo político liderado pelo baixíssimo clero Márcio Jerry.

Portas na cara

A solidão política da família Barroso, que não tem em seu grupo nenhuma figura política de expressão é, verdade seja dita, resultado do que foi a passagem deles pelo poder no estado. Arrogância e prepotência foram as marcas maiores de Marcio Jerry e et caterva. Os NÃOS que disseram aos seus conterrâneos estão sendo devolvidos agora em forma de portas na cara.

Em terceiro

Um atento observador da cena política colinense, em contato recente com a coluna, disse o seguinte: “meu amigo, os Barroso são tão fracos quanto caldo de peteca. Se vacilar vão perder pra Dra. Shâmia.

Novo

A propósito de Shâmia, a convenção que vai homologar o nome da pré-candidata do Partido Novo acontecerá também no dia 1º de agosto, no Plenário da Câmara Municipal de Colinas.

Surpresas

E tanto Shâmia quanto João Haroldo ainda não escolheram seus respectivos companheiros de chapas. Fato que tá levando muita gente a acreditar que poderá haver uma composição entre nós.

Mega evento

A convenção que homologou os nomes de Renato Santos e Valberlene Lopes como candidatos a prefeito e vice de Colinas já é considerada por muitos como o maior evento político da história de Colinas.

Metáfora

Os Barroso não entenderam a metáfora utilizada pelo presidente do MDB, Marcus Brandão, quando disse em seu discurso na convenção de Renato que quando um adversário tá se afogando se joga é mais água pra terminar de matar. Na cabeça deles a fala de MB deve ser levada ao pé da letra, ipsis litteris.

Em alta

Prestes a encerrar o terceiro mandato à frente da prefeitura colinense, a prefeita Valmira Miranda tem sua gestão aprovada por pelo menos 70% de seus conterrâneos. A gestora tem tanta disposição para o trabalho que mais parece prefeito em início de mandato.

2026 é logo ali

E quem pensa que Valmira ai pendurar as chuteiras da política está redondamente enganado. A gestora é nome forte dos Brandão para concorrer a uma das vagas à Assembleia Legislativa nas eleições de 2026. Se eleita, o destino natural de Valmira pode ser a presidência da Casa.

Vingança

A raiva que os próceres do grupo do prefeito Robertinho tem ex-prefeita Consuelo Lima – que os deixou para apoiar o adversário Léo do Banco – é tão grande que todos lá nem se importam em entregar a prefeitura para o adversário histórico Dr. Gerson, hoje apoiado por todo o clã Tibúrcio. De todos, quem tem mais gosto de sangue na boca é a ex-prefeita Ednaura, que sonha ver Consuelo comendo na tábua igual papagaio.

Inimigas íntimas

Na verdade a relação Consuelo/Ednaura vem desgastada desde 2008 quando Ednaura não cumpriu o acordo feito de apoiar Consuelo para prefeita e preferiu se lançar à reeleição. Mas mesmo com a dívida quitada em 2012, Consuelo não esqueceu a desfeita e tratou a comadre a pão é agua nos primeiros quatro anos do mandato. As duas fizeram as pazes em 2016, com Ednaura até indicando o marido de companheiro de chapa de Consuelo, e continuaram juntas em 2020 com as duas apoiando o atual prefeito Robertinho. A amizade e parceria acabaram de vez com a ida de Consuelo pro lado de Leo do Banco.

Como perguntar não ofende…

Quem garante a Ednaura e cia que Gerson, se eleito, vai cumprir os acordos feitos com eles?

Nova pesquisa confirma favoritismo de Renato Santos em Colinas

Em pesquisa anterior, realizada entre os dias 2 e 4 de julho pelo Instituto Econométrica, o vereador Renato Santos (MDB) já liderava a corrida pela prefeitura de Colinas com 55,5% contra 28,9% do candidato João Haroldo. O que mostra um crescimento de 5% do candidato Renato.

Encomendada pelo Jornal Pequeno, a pesquisa da INOP, registrada sob o número MA – 06289/2024, possui uma margem de erro de 3,60 pontos percentuais para mais ou para menos e um grau de confiança de 95%.

MDB oficializa nomes de Renato Santos e Valberlene Lopes em Colinas

O MDB oficializou Renato Santos como candidato a prefeito e Valberlene Lopes como vice-prefeita de Colinas em um evento marcado pela participação maciça da comunidade. A celebração democrática aconteceu no Ginásio Beira-Rio, no coração da cidade, onde uma multidão se reuniu para apoiar os candidatos.

Além de Renato e Valberlene, foi oficializado também os nomes de todos os candidatos a vereador pela coligação encabeçada pelo MDB e que terá também o PSB.

Entre os presentes estavam importantes figuras políticas como a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, diversos deputados estaduais, além do presidente estadual do MDB, Marcus Brandão.

A presença significativa de autoridades como a prefeita Valmira Miranda, os ex-prefeitos Antonio Carlos e José Henrique Brandão, e o secretário de Assuntos Municipalistas do Estado, Orleans Brandão, demonstra o apoio unânime à candidatura de Renato Santos. Todos os presentes enfatizaram a relevância de Renato para dar continuidade ao progresso de Colinas e fortalecer a parceria com o governo estadual, que resultou na realização de diversas obras na cidade.

“Colinas e possivelmente toda a região do médio sertão maranhense nunca presenciou um evento dessa magnitude. Foi sem dúvida a maior convenção partidária de todos os nomes. E isso só mostra a força do nosso grupo político, a força de Renato e principalmente demonstra o interesse e a vontade do povo de Colinas em continuar com esse projeto que tanto fez pela nossa cidade e nossa gente”, destacou a prefeita reeleita Valmira Miranda.

O evento não apenas marcou o início oficial da campanha de Renato Santos e Valberlene Lopes, mas também destacou a unidade e o entusiasmo em torno de seus projetos para o futuro de Colinas.

Renato Santos é vereador em segundo mandato e tem 43 anos de idade. Desde 2023 é o presidente da Câmara Municipal de Colinas.

JATOBÁ: multidão e presença de deputados mostram prestígio e preparo de Léo do Banco

Ontem (26), o ginásio poliesportivo da cidade de Jatobá ficou lotado durante a convenção partidária de Léo do Banco, realizada pelo partido União Brasil em conjunto com o Progressistas. O evento não apenas superou todas as expectativas de público, mas também marcou um momento decisivo para as eleições municipais de 2024.

Durante a convenção, foi homologada a candidatura de Léo do Banco como prefeito e de Luzivan como vice-prefeito. Além disso, foram confirmadas as candidaturas de 20 aspirantes a vereadores, todos integrando o chamado “time da mudança” de Jatobá.

A presença de importantes figuras políticas, como a deputada federal Amanda Gentil, o deputado federal Pedro Lucas e o deputado estadual Davi Brandão, evidenciou a força política e o apoio que Léo do Banco possui. A convenção reforçou a confiança do partido e dos eleitores na chapa que promete trazer mudanças significativas para a cidade de Jatobá.

Ex-prefeito Antonio Carlos declara apoio a Renato Santos e complica a vida dos Barroso em Colinas 

Na noite de ontem (25), o ex-prefeito de Colinas, Antonio Carlos, anunciou seu apoio político nas eleições deste ano à pré-candidatura do vereador Renato Santos ao cargo de prefeito da cidade. Este movimento marca um momento significativo na política colinense, dado o histórico de Antonio Carlos como ex-aliado da família Barroso e adversário dos Brandão.  

O ex-prefeito já vinha sinalizando uma aproximação com o grupo político da família do governador Carlos Brandão há algum tempo. No ano passado ele fez uma visita ao chefe do executivo estadual no Palácio dos Leões, o que já indicava um possível alinhamento com o grupo em Colinas. 

Apesar de muitos na cidade acharem que o caminho natural do ex-prefeito seria o apoio ao vice-prefeito e pré-candidato João Haroldo, da Federação PT, PV e PCdoB, em função da aliança que teve com a família no passado, ele preferiu apoiar Renato e complicar ainda mais a vida e os planos dos Barroso.

Se Renato já era favorito na disputa, com o apoio do médico passa a ser muito mais.

NOTAS DE RODAPÉ

Força máxima 

A convenção que vai oficializar os nomes de Renato Santos e Valberlene Lopes como candidatos a prefeito e vice de Colinas vai acontecer no próximo dia 27, sábado, no Ginásio Beira-Rio, no centro da cidade, promete ser uma das maiores já realizadas no município. Pelo menos sete vereadores que vão concorrer à reeleição com chances reais de renovação de seus mandatos estarão presentes, além do ex-prefeito Antonio Carlos, que lhe declarou apoio, e de diversas outras lideranças políticas importantes, a exemplo do presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, e do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão.  

O troco I 

Por falar em Antonio Carlos, é provável que a família Barroso o tenha procurado em busca de apoio ao vice-prefeito e pré-candidato a prefeito João Haroldo para as eleições deste ano. E é provável também que tenha ouvido um sonoro e outras verdades na cara. Como se sabe, em 2016 os Barroso deixaram Antonio Carlos e se aliaram aos Brandão. Isso sem falar nos chás de cadeira que o ex-gestor levou do ex-todo poderoso secretário Márcio Jerry nos tempos de poder absoluto no governo estadual. 

O troco II

Aliás, não foi só Antonio Carlos quem levou chá de cadeira de Márcio Jerry não. Se hoje Os Barroso tem dificuldade em formar um grupo político minimamente competitivo, isso decorre também dos chás de cadeira que Jerry deu em centenas de colinenses ou mesmo quando fingia não conhecer muitos deles quando os encontravam em algum lugar. Os relatos deste tipo são muitos.

O troco III

Como troco aos Barroso por 2016 e 2020, Antonio Carlos desembarcou com tudo na pré-campanha de Renato Santos, o candidato da família Brandão que vai enfrentar João Haroldo nas eleições de outubro. Em evento na noite de hoje em Colinas com Renato, Valberlene, Valmira e Marcus Brandão, o ex-gestor prometeu dar o sangue para ajudar a eleger Renato em outubro. 

Duas convenções no mesmo dia… ou não 

A ex-vice-prefeita Shâmia Madeira, pré-candidata a prefeita pelo Partido Novo e o atual vice João Haroldo, pré-candidato da Federação PT, PCdoB e PV, marcaram para o dia 1 de agosto suas respectivas convenções. Há mistério nos dois lados com relação aos nomes de seus vices, o que tem levado muita gente a acreditar que na verdade vai haver uma composição entre os dois grupos com Shâmia saindo de vice de João Haroldo. Vice-versa nem a pau, Juvenal.

Quatro vagas 

Com os vereadores Renato Santos e Valberlene Lopes de candidatos a prefeito e vice e com a desistência dos vereadores Dr. Lima e Gonçalo Neto de concorrerem à reeleição, quatro vagas vão se abrir para os novatos na câmara colinense. Dentre os mais cotados para ocupá-las estão o investigador de polícia Gaudêncio Neto, o fisioterapeuta Hugo Anunciato, o radialista Maurício Nascimento, o ex-secretário de Juventude, Tiago Reis, e Gil da Van. Há outros nomes que correm por fora também com grandes chances. 

Torre de Babel 

O núcleo central da pré-campanha do pré-candidato governista Dr. Gerson parece mais uma torre de babel do que qualquer outra coisa. Ninguém entende o que ninguém fala. É tanta gente dando ordens que ninguém mais sabe a quem obedecer de fato. Ednaura, a espalhafatosa ex-prefeita, é a mais afoita e mandona. Só perde mesmo pra não menos espalhafatosa primeira-dama Dora Tibúrcio e sua irmã Toinha Tibúrcio. Resultado: é a pré-campanha mais bagunçada que já teve em Jatobá. Léo do Banco deve rir com as paredes. 

As voltas que a política dar I 

A propósito de Dr. Gerson, ninguém nunca imaginou que o médico que perdeu quatro eleições seguidas seria um dia apoiado pelo grupo político que sempre combateu. Robertinho, o prefeito que fugiu da reeleição e agora levanta a mão do médico como seu maior cabo eleitoral, foi o último a derrotá-lo em 2020. 

As voltas que a política dar II 

Gerson também já teve a ex-prefeita Ednaura, agora sua principal coordenadora de campanha, como carrasca por duas vezes. Em 2004, quando disputou sua primeira eleição de prefeito, e em 2008, quando disputou como companheiro de chapa de Antonio Miguel Vaqueiro. 

Pensando bem…

Caso perca a eleição para Léo do Banco em outubro, Dr. Gerson praticamente carimbará sua entrada para o guinness book como o político que mais vezes sofreu derrotas em disputas eleitorais. Serão cinco no total.

‘Eu sou homem de missão’, diz Marcus Brandão em relação às Eleições 2024

Nesta quarta-feira (24), o presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Maranhão e Diretor Institucional da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão, concedeu entrevista ao programa Abrindo o Verbo da Mirante News FM e falou sobre as Eleições de 2024 na capital maranhense.

Marcus Brandão aceitou o convite do deputado Duarte Júnior para coordenar sua campanha à Prefeitura de São Luís. O presidente do MDB será responsável por liderar a coalizão de partidos que apoiam a candidatura do aliado do PSB, incluindo PCdoB, PT, PV, Podemos, Progressistas, União Brasil, PRD, PSDB e Cidadania.

O presidente do MDB também explicou por que o partido está apoiando o prefeito Eduardo Braide (PSD) em São Luís, e não Duarte.

“Eu assumi o MDB do Maranhão ano passado e já existia o compromisso da Nacional do MDB para a chegada do deputado federal Cléber Verde. Ele teria a autonomia de definir o caminho da legenda na capital maranhense e assim está sendo”, afirmou.

Eleições 2024: Médio Sertão terá final de semana agitado com convenções partidárias… 

De sexta-feira, 26 de julho, até o dia 4 de agosto, o Médio Sertão Maranhense estará bastante agitado com muitas convenções partidárias que definirão os candidatos a prefeito em várias cidades. Algumas delas, a exemplo de Colinas e Jatobá, algumas chapas já estão formadas com pré-candidatos a prefeito e vice definidos e outras possivelmente só saberemos quem serão os companheiros das cabeças de chapas no dia do evento. Vamos a algumas dessas cidades. 

Jatobá 

Na cidade de Jatobá, que terá sua oitava eleição desde que foi emancipada, dois grupos políticos se digladiam pelo poder. Pela oposição o empresário Léo do Banco ameaça destronar do poder o grupo político que domina a cidade há quase trinta anos. Do outro lado, representando a situação, o médico Gerson Pereira dos Santos, ex-oposição, que conta com o apoio do atual prefeito Robertinho, que desistiu da reeleição, e da ex-prefeita Ednaura Pereira, aposta todas as suas fichas e acredita que dessa vez agora vai.  

Léo do Banco (União Brasil), oficializará sua candidatura, de seu vice Luzivan da Taboca, e de todos os vereadores na próxima sexta-feira, dia 26, no Ginásio Poliesportivo Adegildo Alves de Lima, no centro da cidade. Léo conta com o apoio da ex-prefeita Consuelo Lima e de pelo menos cinco dos nove vereadores da Câmara de Jatobá. Além do União Brasil, o PP também fará parte do projeto do empresário. 

Já no domingo, dia 28, será a vez de Dr. Gerson Santos (MDB) oficializar seu nome e o de seu vice, Prof. Seba, também do Ginásio Adegildo de Lima. Dr. Gerson já é um velho conhecido da população de Jatobá. Ele já disputou a prefeitura jatobaense em quatro ocasiões. Na última eleição foi derrotado pelo prefeito Robertinho que hoje lhe apoia. 

Colinas 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Colinas, Renato Santos (MDB) e sua companheira de chapa Valberlene Lopes, farão sua convenção no próximo sábado, dia 27, no Ginásio Beira-Rio. Franco favorito, Renato é apoiado pela prefeita Valmira Miranda, e conta ainda com o apoio do governador Carlos Brandão e do ex-prefeito José Henrique Brandão. Da convenção de Renato devem participar pelo menos sete vereadores com mandatos que vão para a reeleição. 

Pela oposição, o atual vice-prefeito e pré-candidato da Federal PT, PCdoB e PV, João Haroldo, vai realizar a convenção que oficializará seu nome como candidato a prefeito no dia 01 de agosto. A assessoria do pré-candidato não deu informação sobre quem será o companheiro de chapa do comunista. 

Já a ex-vereadora e ex-vice-prefeita Shâmia Madeira (Novo) também não deu maiores detalhes sobre sua convenção, nem sobre data e nem tão pouco no que diz respeito ao seu companheiro de chapa. Nos bastidores comenta-se sobre uma possível costura/aliança entre ela e a família Barroso. Pela aliança, caberia a Shâmia a indicação do vice de João Haroldo, podendo ser ela ou alguém indicado por ela. Vamos aguardar o desenrolar. 

Mirador 

Favorita na disputa pela reeleição, a prefeita Domingas Cabral (União Brasil) vai realizar sua convenção no próximo dia 02 de agosto no auditório da Escola Isa Borba. Já seu adversário, o empresário Zé Renato (PSDB), marcou para o dia 4 de agosto o evento que vai homologar sua candidatura e de seu vice, também no auditório da Escola Isa Borba.  

A presença estadual de Orleans Brandão…

Sobrinho do governador e candidato a deputado federal em 2026 atua fortemente em praticamente todos os municípios maranhenses, dando apoio, inclusive, a outros interessados na disputa proporcional, o que o coloca como potencial nome da chapa majoritária na sucessão do governador Carlos Brandão

Em suas viagens pelo interior do Maranhão, o secretário de estado de Assuntos municipalistas Orleans Brandão (MDB) geralmente é tratado como “futuro candidatos  governador”; nessas ocasiões, ele é sempre lacônico ao responder;

Tudo no tempo de Deus”, diz ele, sem fechar questão ou desautorizar o interlocutor.

É com este potencial que o sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB) frequenta, desde o ano passado, as principais rodas políticas do Maranhão, com forte influência, inclusive, na formação de chapas para eleições de 2026, em diversos municípios.

  • ele foi decisivo, por exemplo, na confirmação da candidatura de Renato Santos, em Colinas, terra de sua família;
  • também trabalha pelo deputado Rafael (PSB), em Timon, e por Geraldo Júnior (União Brasil), em Pinheiro.

A questão de Pinheiro, aliás, é uma curiosidade: lá, seu candidato é ligado ao deputado federal Pedro Lucas Fernandes, que vai concorrer à reeleição em 2026; ora, se Fernandes trabalha pela reeleição e tem o apoio de Orleans, significa que Orleans é candidato a quê? 

Não há dúvida de que o jovem secretário – hoje um dos homens mais influentes no governo Brandão – é um dos trunfos do governador para 2026, gostem ou não aliados e adversários do Palácio dos Leões.

Mas como ele mesmo ensina, é preciso esperar. 

Afinal, é tudo no tempo de Deus…

(Marco D’Eça)