NOTAS DE RODAPÉ
Colinas de todos eles
Chama a atenção o banner de divulgação do pré-candidato a prefeito João Haroldo para a convenção que homologará seu nome como candidato nas eleições de outubro. Nele aparecem, além de JH, seus irmãos Marcio Jerry e Regia Barroso. Um resumo do que é o grupo político liderado pelo baixíssimo clero Márcio Jerry.
Portas na cara
A solidão política da família Barroso, que não tem em seu grupo nenhuma figura política de expressão é, verdade seja dita, resultado do que foi a passagem deles pelo poder no estado. Arrogância e prepotência foram as marcas maiores de Marcio Jerry e et caterva. Os NÃOS que disseram aos seus conterrâneos estão sendo devolvidos agora em forma de portas na cara.
Em terceiro
Um atento observador da cena política colinense, em contato recente com a coluna, disse o seguinte: “meu amigo, os Barroso são tão fracos quanto caldo de peteca. Se vacilar vão perder pra Dra. Shâmia.
Novo
A propósito de Shâmia, a convenção que vai homologar o nome da pré-candidata do Partido Novo acontecerá também no dia 1º de agosto, no Plenário da Câmara Municipal de Colinas.
Surpresas
E tanto Shâmia quanto João Haroldo ainda não escolheram seus respectivos companheiros de chapas. Fato que tá levando muita gente a acreditar que poderá haver uma composição entre nós.
Mega evento
A convenção que homologou os nomes de Renato Santos e Valberlene Lopes como candidatos a prefeito e vice de Colinas já é considerada por muitos como o maior evento político da história de Colinas.
Metáfora
Os Barroso não entenderam a metáfora utilizada pelo presidente do MDB, Marcus Brandão, quando disse em seu discurso na convenção de Renato que quando um adversário tá se afogando se joga é mais água pra terminar de matar. Na cabeça deles a fala de MB deve ser levada ao pé da letra, ipsis litteris.
Em alta
Prestes a encerrar o terceiro mandato à frente da prefeitura colinense, a prefeita Valmira Miranda tem sua gestão aprovada por pelo menos 70% de seus conterrâneos. A gestora tem tanta disposição para o trabalho que mais parece prefeito em início de mandato.
2026 é logo ali
E quem pensa que Valmira ai pendurar as chuteiras da política está redondamente enganado. A gestora é nome forte dos Brandão para concorrer a uma das vagas à Assembleia Legislativa nas eleições de 2026. Se eleita, o destino natural de Valmira pode ser a presidência da Casa.
Vingança
A raiva que os próceres do grupo do prefeito Robertinho tem ex-prefeita Consuelo Lima – que os deixou para apoiar o adversário Léo do Banco – é tão grande que todos lá nem se importam em entregar a prefeitura para o adversário histórico Dr. Gerson, hoje apoiado por todo o clã Tibúrcio. De todos, quem tem mais gosto de sangue na boca é a ex-prefeita Ednaura, que sonha ver Consuelo comendo na tábua igual papagaio.
Inimigas íntimas
Na verdade a relação Consuelo/Ednaura vem desgastada desde 2008 quando Ednaura não cumpriu o acordo feito de apoiar Consuelo para prefeita e preferiu se lançar à reeleição. Mas mesmo com a dívida quitada em 2012, Consuelo não esqueceu a desfeita e tratou a comadre a pão é agua nos primeiros quatro anos do mandato. As duas fizeram as pazes em 2016, com Ednaura até indicando o marido de companheiro de chapa de Consuelo, e continuaram juntas em 2020 com as duas apoiando o atual prefeito Robertinho. A amizade e parceria acabaram de vez com a ida de Consuelo pro lado de Leo do Banco.
Como perguntar não ofende…
Quem garante a Ednaura e cia que Gerson, se eleito, vai cumprir os acordos feitos com eles?