Grupo Leo do Banco de Jatobá declara apoio a Roberto Costa para Presidência da FAMEM

Em um movimento estratégico para fortalecer as lideranças políticas na região, o prefeito eleito de Jatobá, Leo do Banco, ao lado do vice-prefeito eleito, Luzivan, e do empresário Adelson Filho, manifestou publicamente apoio à candidatura do prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM). A reunião, realizada nesta semana, consolidou o compromisso do grupo em apoiar a candidatura de Costa, reconhecendo sua trajetória e potencial para fortalecer o municipalismo no estado.

Leo do Banco, conhecido por sua trajetória política em Jatobá, enfatizou que a escolha por Roberto Costa é uma aposta no desenvolvimento e na cooperação entre os municípios maranhenses. “Nosso apoio a Roberto Costa representa a certeza de que ele será um líder comprometido com as necessidades de todos os municípios, especialmente os que mais precisam de apoio para alcançar um desenvolvimento sustentável”, afirmou Leo.

Para Roberto Costa, o apoio vindo de lideranças estratégicas como o grupo Leo do Banco representa um passo importante em sua campanha para a FAMEM. “Estou honrado com a confiança do prefeito eleito Leo, do vice-prefeito Luzivan e de Adelson Filho. Juntos, vamos construir uma FAMEM ainda mais próxima das necessidades das cidades maranhenses”, declarou Costa.

A aliança marca uma união de forças entre as lideranças políticas de Bacabal e Jatobá e fortalece o apoio à chapa de Costa na disputa pela presidência da FAMEM, reforçando o compromisso de ambos em trabalhar para uma gestão municipalista eficiente e representativa.

Brandão anuncia a devolução de mais de 500 celulares roubados aos legítimos donos

O governador Carlos Brandão anunciou, nesta terça-feira (29), a devolução de mais de 500 celulares recuperados por meio do programa Meu Celular de Volta. Coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e executado pela Polícia Civil do Maranhão, o programa tem se destacado no combate a roubos e furtos de dispositivos móveis. A entrega dos aparelhos está marcada para a próxima quinta-feira, 7 de novembro, no Ginásio Costa Rodrigues, a partir das 8h da manhã.

Os celulares que serão devolvidos foram apreendidos pelos policiais durante dois mutirões realizados na Grande Ilha, para os quais foram intimadas duas mil pessoas. Os aparelhos estavam registrados como perdidos, furtados ou roubados, e o rastreamento foi possível a partir do número de IMEI, informado no registro do Boletim de Ocorrência.

Deverão se dirigir ao local de entrega apenas as pessoas que forem contatadas pela autoridade policial. Para receber o aparelho, é necessário apresentar carteira de identidade (RG/CIN), boletim de ocorrência (ou número do B.O) e um documento que comprove a propriedade do aparelho. Caso não possua a nota fiscal, a equipe analisará individualmente cada caso.

“Segurança é prioridade no nosso governo! E é com muita satisfação que avançamos com o programa Meu Celular de Volta no Maranhão. Nosso objetivo é ampliar esses resultados em todas as regiões do estado, para que cada vez mais pessoas possam recuperar seus aparelhos e combatermos firmemente este tipo de crime”, destacou o governador Carlos Brandão.

O programa Meu Celular de Volta segue o modelo e a tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, pioneira no país nesse tipo de ação para recuperação de celulares com registro de perda, furto ou roubo. No Maranhão, em menos de um mês de implantação o programa obteve uma recuperação recorde e foi destaque na imprensa nacional.

“Desde que lançamos a iniciativa, o Maranhão já obteve bons resultados na redução dos índices desses crimes. A primeira fase do programa foi realizada na região da Grande Ilha, mas nós planejamos expandi-lo para todo o estado, visando a melhoria da segurança pública. Agradecemos à Segurança Pública do Piauí pelo apoio fundamental para o sucesso dessa ação”, destacou o secretário da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

O delegado-geral de Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto, pontuou os bons números alcançados. “Desde o lançamento do programa, já recuperamos o mesmo quantitativo de celulares que a Polícia Civil conseguiu recuperar entre janeiro e agosto deste ano. Portanto, é uma ação que intensifica o resgate desses aparelhos e contribui para que haja ainda mais redução de roubos e furtos no nosso estado”.

A entrega dos mais de 500 celulares aos legítimos donos marca apenas o encerramento do primeiro ciclo do programa na Grande Ilha, destaca o coordenador do programa, delegado Luigi Conte. “Novas intimações continuarão sendo realizadas, assim como operações policiais para cumprir mandados judiciais visando recuperar mais aparelhos perdidos, furtados ou roubados e, principalmente, reduzir ainda mais o índice de roubos e furtos de celulares no Maranhão, que registrou uma queda de 15% entre janeiro e setembro deste ano, representando menos 2.400 aparelhos em relação ao mesmo período do ano passado”, enfatizou.

Mais sobre o programa

Meu Celular de Volta se destina a vítimas de roubo e furto de celular e a pessoas que perderam seus dispositivos e que registraram o Boletim de Ocorrência informando o número de IMEI. O primeiro ciclo do programa abrangeu os municípios que compõem a Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. A partir de novembro, o programa será expandido para Imperatriz e, em seguida, para mais municípios do interior do estado.

O programa visa reduzir crimes como roubos, furtos e assaltos a coletivos, além de desestimular a comercialização de aparelhos de origem ilícita, diminuindo também a ocorrência de crimes transversais, uma vez que celulares roubados costumam conter aplicativos de bancos, senhas e dados pessoais, facilitando fraudes financeiras, golpes e outros delitos.

Caos em Jatobá: hospital de portas fechadas e escolas sem aulas
Screenshot

A cidade de Jatobá, conhecida por sua vibrante comunidade, agora vive um cenário de completo abandono. Após as eleições, os moradores enfrentam uma série de dificuldades que têm comprometido o cotidiano e a segurança da população. Com o hospital fechado, escolas sem aulas, falta de água e um prefeito ausente, o sentimento de frustração cresce na cidade.

Na noite de ontem, por volta das 22h, o vereador Romildo precisou buscar ajuda médica urgente para um amigo, mas ao chegar ao hospital encontrou as portas trancadas e o local completamente deserto, sem nenhum funcionário. Indignado com a situação, o vereador gravou um vídeo relatando o ocorrido e desabafando sobre o descaso com a saúde pública em Jatobá. No vídeo, Romildo expressa sua preocupação com o que considera uma situação inaceitável: “O povo não tem pra onde correr, estamos abandonados”, afirmou o vereador.

A crise não se limita à saúde. Na manhã de hoje, pais e estudantes também foram surpreendidos com o fechamento das escolas, sem qualquer aviso prévio. As famílias questionam a falta de esclarecimento e se preocupam com o futuro educacional das crianças e adolescentes.

A ausência do prefeito Robertinho agrava ainda mais a situação. Eleito com a promessa de melhorar a infraestrutura e os serviços básicos, Robertinho não foi visto desde a confirmação dos resultados das eleições. Sua ausência e a falta de medidas emergenciais têm levantado suspeitas sobre a administração pública, levando muitos a questionarem se a cidade terá algum suporte enquanto a crise se intensifica.

Com um cenário cada vez mais alarmante, a população de Jatobá pede uma resposta das autoridades e ações urgentes para retomar os serviços essenciais.

Léo do Banco e equipe de transição realizam visita técnica ao Secretário de Saúde de São Francisco do Maranhão

Em um esforço para melhorar os indicadores de saúde de Jatobá, que atualmente ocupa a última posição no ranking de saúde do Maranhão segundo o índice do Previne Brasil, Léo do Banco e a equipe de transição responsável pela saúde (Otoniel Damasceno ex diretor da Maternidade de Colinas, Rafhaela Macedo ex coordenadora da regional de saúde de Presidente Dutra e Angélica Gabriellen primeira dama de Jatobá) realizaram uma visita técnica a São Francisco do Maranhão. A cidade, que ocupa a primeira posição no estado de acordo com o relatório Previne Brasil, tornou-se referência em gestão e qualidade nos serviços de saúde.

Durante a visita, Léo do Banco e sua equipe foram recebidos pelo Secretário de Saúde de São Francisco Raimundo Neto, que detalhou as principais estratégias adotadas para alcançar esse reconhecimento estadual. Entre os pontos discutidos, destacaram-se as políticas de atenção primária, ações preventivas e o fortalecimento das equipes de saúde da família.

Léo do Banco enfatizou que a visita faz parte de um esforço para aplicar em Jatobá boas práticas que já se mostraram eficazes em outras regiões. Ele mencionou a necessidade urgente de melhoria nos indicadores do município, especialmente considerando que o Previne Brasil mede aspectos importantes, como acesso a consultas, acompanhamento de pacientes crônicos e vacinação.

A equipe de transição sinalizou que implementará algumas das práticas observadas em São Francisco em Jatobá, a fim de reverter a situação atual e garantir que a população do município tenha acesso a serviços de saúde mais eficazes e bem estruturados.

O prefeito de São Francisco Adelbarto Santos conversou com o prefeito eleito Leo do Banco e se deixou a disposição para disponibilizar todas as informações para implementação na cidade de Jatobá.

Raimundo Nonato Neris Ferreira é empossado desembargador do TJMA

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, deu posse, nesta quarta-feira (23/10), ao juiz titular da 9ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Raimundo Nonato Neris Ferreira, no cargo de desembargador, na Sala das Sessões Plenárias do TJMA. O magistrado já atuava como desembargador substituto da Corte desde 25 de outubro de 2023 e era o juiz mais antigo de entrância final.

Poucos minutos antes da posse, Raimundo Neris conquistou o acesso ao TJMA, pelo critério de antiguidade, para o cargo vago em decorrência da aposentadoria voluntária do desembargador Samuel Batista, também presente, após manifestação favorável do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida.

Na sessão plenária, o desembargador Joaquim Figueiredo lembrou que não há previsão de aclamação no Regimento Interno do Tribunal e nem na Lei Orgânica da Magistratura Nacional, mas apresentou a sugestão, no caso do novo desembargador, que já trabalha no Tribunal há um ano. 

O agora titular do Tribunal foi aclamado com aplausos por todos e todas e conduzido ao centro do plenário pelo desembargador Bayma Araújo e pela desembargadora Maria do Socorro Carneiro.

“Estou profundamente emocionado, naturalmente, mas muito convicto de que chego aqui abrindo – eu mesmo – as portas desta Corte, para nela ingressar, e mantendo, como sempre mantive, o meu compromisso, conforme declarado ainda há pouco, com o Poder Judiciário, com a Justiça, com a lei e com a sociedade do nosso país”, disse Raimundo Neris, ao lado do desembargador Froz Sobrinho, logo após prestar o juramento e assinar o Termo de Posse e Compromisso, lido pela diretora do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio.

AMIZADE

O presidente do TJMA destacou a amizade de longo tempo com Raimundo Neris. Antes da data em que foi convocado como desembargador substituto, em outubro de 2023, Neris foi diretor do Fórum de São Luís, por indicação do desembargador Froz Sobrinho, à época corregedor-geral da Justiça, no biênio passado.

“Ele é um juiz honrado, esperou – está vindo por antiguidade –, finalizando um ciclo de colegas do mesmo concurso. Esperamos que ele continue a sua vida na magistratura da forma que ele sempre tratou a magistratura: a justiça com humildade e a justiça permanente. É a melhor justiça de todas. E o Neris compõe essa virtude do bom julgador. Que ele seja bem-vindo”, elogiou Froz Sobrinho.

O novo membro da Corte agradeceu ao presidente do TJMA, ao corregedor-geral da Justiça e ao desembargador Joaquim Figueiredo, que o acolheu na sua chegada à 1ª Câmara Criminal, ao lado do desembargador Bayma Araújo. Também agradeceu a advogados, advogadas, servidores, servidoras e ao irmão.

“Eu estou muito feliz por esse momento, por essa mudança de status, de substituto para titular, mas os meus compromissos com a Justiça, com o Poder Judiciário e com a comunidade como um todo continuam sendo os mesmos”, disse Neris.

A desembargadora Sônia Amaral, os desembargadores Cleones Cunha e Joaquim Figueiredo e o procurador de justiça Orfileno Bezerra Neto, que é também subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, saudaram Raimundo Neris, a quem apontaram um comportamento correto, celeridade no julgamento e outros atributos.

LINGUAGEM SIMPLES

Como desembargador substituto do TJMA, uma das primeiras atitudes de Raimundo Neris, à época, foi reunir seus assessores jurídicos e recomendar o uso da Linguagem Simples na redação dos votos, decisões e despachos do gabinete, de acordo com a Recomendação nº 144/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Eu pretendo fazer essa mesma reunião, pretendo externar essas mesmas recomendações, para que tudo, daqui para frente, também ocorra de acordo com essa nova política de manifestação das decisões judiciais”, finalizou.

Também prestigiaram o evento o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região James Magno Araújo Farias; o presidente da Associação dos Magistrados Maranhão, juiz Holídice Barros; o promotor de justiça Ednarg Marques, juízes e juízas, entre outras pessoas.

(ASCOM TJMA)

Programa Meu Celular de Volta é destaque no Jornal Hoje, da TV Globo

O Programa Meu Celular de Volta, lançado pelo governo do Maranhão, segue avançando e foi destaque nacional no Jornal Hoje, da TV Globo. Coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e executado pela Polícia Civil, o programa já recuperou mais de 400 celulares, 164 deles em poucas horas, em um segundo mutirão realizada nesta terça-feira (22) no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), em São Luís.

Os celulares recuperados serão devolvidos aos verdadeiros donos ainda na primeira quinzena de novembro. Eles foram localizados através dos números de IMEI informados em registros de ocorrências de perda, furto ou roubo na Grande Ilha, a primeira região do estado abrangida pelo programa. A iniciativa visa reduzir os crimes relacionados a celulares, como roubos e furtos, além de desestimular a comercialização de aparelhos de origem ilícita.

O governador Brandão comentou o destaque dado ao programa no Jornal Hoje.

“O Maranhão é destaque nacional com o programa Meu Celular de Volta, um esforço do nosso sistema de segurança para resgatar aparelhos perdidos, roubados ou furtados. Desde o lançamento, no final de setembro, conseguimos localizar dois mil aparelhos, e destes, 400 aparelhos foram resgatados. Parabenizo toda a equipe da Polícia Civil por esta importante iniciativa, que tem o objetivo de devolver celulares aos seus legítimos donos”, disse.

“O programa Meu Celular de Volta é um grande sucesso e demonstra o compromisso da gestão do governador Carlos Brandão de garantir a segurança da população. Com a recuperação de celulares furtados ou roubados, estamos demonstrando a eficácia das nossas ações na luta contra essa prática, além de reforçar a importância da colaboração entre a sociedade e a polícia. Estamos determinados a continuar esse trabalho e expandir ainda mais nossas iniciativas para proteger os maranhenses”, destacou o secretário de Segurança Pública Maurício Martins.

Os celulares que estão sendo recuperados nesta terça-feira fazem parte de mais uma intimação em massa realizada pela Polícia Civil. Na última semana, mais de mil pessoas com celulares registrados como perdidos, furtados ou roubados foram convocadas a entregar seus dispositivos e a prestar esclarecimentos, caso não possuam mais o aparelho. As informações coletadas são essenciais para que os policiais possam chegar a qualquer esquema criminoso que envolva a comercialização desses dispositivos.

“O programa tem o objetivo de alcançar o maior número de aparelhos celulares registrados como perdidos, furtados ou roubados. É um programa sério e que seguirá sendo realizado não só na Grande Ilha, mas será expandido para o interior do estado para que possamos combater cada vez mais esse crime”, assinalou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto.

Sobre o programa

Meu Celular de Volta se destina às vítimas de roubo e furto de celular e às pessoas que perderam seus dispositivos e que registraram o Boletim de Ocorrência informando o número de IMEI. Inicialmente, são abrangidos apenas registros da Grande Ilha. A partir de novembro, o programa será expandido para Imperatriz e, em seguida, para mais municípios do interior do estado.

O programa visa a redução de crimes como roubos e furtos e assaltos a ônibus coletivos, além de desestimular a comercialização de aparelhos de origem ilícita, diminuindo também a ocorrência de crimes transversais, uma vez que celulares roubados costumam conter aplicativos de bancos, senhas e dados pessoais, facilitando fraudes financeiras e golpes, entre outros delitos.

Hugo Anunciato é a boa nova da política colinense

Hugo Anunciato, agora vereador eleito de Colinas, conquistou uma vaga no parlamento local com 904 votos, marcando um importante passo em sua trajetória política. Desde criança, ele sonhava em fazer parte da política. E após duas tentativas frustradas em 2016 e 2020, quando obteve 255 e 359 votos, respectivamente, o trabalho incansável, a persistência e a dedicação à comunidade finalmente deram frutos.

Hugo percorreu todos os cantos do município visitando eleitores e ouvindo suas demandas. Essa conexão direta com a população foi fundamental para que seu número de votos triplicasse nesta última eleição, posicionando-o como o sexto mais votado do município.

Com uma visão clara para o futuro, Hugo Anunciato já delineou diversos projetos e demais ações que pretende implementar para a Câmara Municipal. Seu desejo é colaborar estreitamente com o novo prefeito, Renato Santos, e fortalecer ainda mais o grupo político ao qual pertence. Sua intenção é criar leis que realmente beneficiem Colinas e melhorem a qualidade de vida de seus cidadãos.

Além disso, Hugo demonstrou um espírito de equipe ao afirmar que não tem interesse em compor a mesa diretora na eleição de janeiro, priorizando a união do grupo e a escolha do candidato que representará suas ideais.

A entrada de Hugo Anunciato na política representa uma nova esperança para Colinas e a promessa de um mandato mais próximo do povo e comprometido com as necessidades mais básicas da população.

Nossa câmara teve uma renovação recorde. Eu acredito que a oxigenação da política através de vozes novas, a começar pelo nosso prefeito e nossa vice eleitos, e de experiências de vida, é a certeza que estamos no caminho certo e um grande passo pra gente continuar a transformação da nossa cidade”, disse o novo vereador.

Josivaldo JP declara apoio a Rildo Amaral em Imperatriz

Em um cenário político acirrado, o deputado federal Josivaldo JP (PSD) anunciou seu apoio ao candidato Rildo Amaral (PP), na disputa pelo segundo turno em Imperatriz, a única cidade do Maranhão a levar a eleição municipal a essa fase.

Com a cidade agora sob os holofotes da classe política maranhense, a disputa se intensifica entre Rildo Amaral e Mariana Carvalho (Republicanos). JP, que obteve o terceiro lugar nas eleições, decidiu se alinhar a Amaral, destacando a necessidade de união para promover mudanças e melhorias na cidade.

A decisão de JP pode influenciar significativamente o resultado, considerando sua base de apoio e a mobilização que poderá gerar entre os eleitores. A eleição em Imperatriz agora se torna um foco de atenção, com a expectativa de que a colaboração entre os apoiadores de JP e Rildo Amaral possa fortalecer a campanha do candidato do PP.

A votação do segundo turno promete ser decisiva para o futuro político de Imperatriz e, com o apoio de JP, Rildo Amaral busca consolidar sua posição como favorito na corrida. A cidade, que se destaca por sua importância econômica e social no Maranhão, está prestes a vivenciar uma eleição que pode moldar seus rumos nos próximos anos. Veja abaixo vídeo de declaração de apoio de JP.

Orleans Brandão sai fortalecido das eleições municipais e seguirá firme para sucessão do tio ao governo em 2026

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, sobrinho do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), atuou fortemente nas eleições municipais deste ano e ganhou força e notoriedade para as eleições em 2026.

Orleans percorreu quase 100 municípios no período eleitoral. Participou ativamente na campanha dos candidatos do grupo político, mostrando força e representatividade no interior do estado.

O secretário fortaleceu a candidatura de muitos aliados e conseguiu resultados impressionantes em inúmeras prefeituras, a exemplo de grandes cidades como Timon-MA, Paço do Lumiar-MA, Bacabal-MA e Barreirinhas-MA.

Nas redes sociais, o secretário parabenizou os 217 prefeitos eleitos, no último domingo (6), e afirmou que chegou o momento de trabalharem em unidade e parceria.

“Dizer a todos os gestores do estado que o gabinete da Secretaria de Assuntos Municipalistas estará de portas abertas para que, através de muito diálogo, a gente chegue com as ações a quem realmente precisa. Vamos juntos por um Maranhão cada vez melhor”, destacou Orleans.

Advogada Mirella Selares é eleita vereadora em Itapecuru-Mirim

A jovem advogada Mirella Selares conquistou uma significativa vitória ao ser eleita vereadora de Itapecuru-Mirim, obtendo 639 votos. Com essa eleição, Mirella se destaca como uma das mais jovens vereadoras do Maranhão, refletindo a crescente participação de novos líderes no cenário político local.

Mirella é conhecida por sua forte atuação entre os jovens, buscando representar seus interesses e desafios. Durante a campanha, a advogada focou em temas como educação, saúde e inclusão social, propondo soluções inovadoras para questões que afetam diretamente a juventude da cidade.

A eleição de Mirella Selares simboliza uma renovação no legislativo municipal, trazendo novas perspectivas e energia para a política de Itapecuru-Mirim. Com sua formação em Direito e comprometimento com a comunidade, a vereadora está determinada a fazer a diferença e a ser a voz dos jovens na câmara municipal.

A expectativa é alta em relação ao seu trabalho, e a comunidade aguarda ansiosamente as iniciativas que serão propostas por essa jovem líder. A vitória de Mirella é um passo importante para a representação jovem e um incentivo para que mais pessoas se envolvam na política.